polêmica

Adiada a decisão sobre a proibição de venda de bebida alcoólica nos campi da UFSM

Michelli Taborda

Foto: Renan Mattos (Diário)

A polêmica proposta da reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de proibir a venda de bebida alcoólica nos campi da instituição teve sua decisão adiada. O projeto chegou a entrar na pauta do Conselho Universitário (Consu), na manhã desta sexta-feira, mas teve a votação adiada com um pedido de vistas do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM.

Segundo o coordenador de Finanças do DCE, Kauã Arruda, a preocupação é que, se aprovada, a medida acabe impossibilitando a realização de festas universitárias e outras atividades no Centro de Eventos (CE).

- Isso afeta os estudantes de diversas formas. O CE ainda é o lugar mais acessível em termos de locais baratos e espaços para cultura e lazer na cidade, além de ser uma ferramenta de financiamento das turmas que estão se formando e também do DCE. A venda de bebida alcoólica é nossa única fonte de renda. A entrada não paga nem os custos para fazer a festa, é bem difícil. Somos totalmente contra essa medida. As turmas que se formam neste ano e no ano que vem já têm contrato com empresas, e eles dependem desse dinheiro - comentou.

Entretanto, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, a medida se aplica a toda a comunidade que circula pela instituição. Se aprovada, a nova regra vai proibir o consumo, a distribuição e a venda de bebida alcoólica dentro da UFSM. A medida se estenderia aos eventos, festas, encontros e reuniões realizadas no território universitário. Estão incluídos remates, festivais tradicionalistas e qualquer outro tipo de atividade na área da UFSM. Além disso, conforme Burmann, a instituição já viabiliza a realização de formaturas, de forma gratuita, no próprio campus.

- Não se pode associar lazer e cultura com consumo de bebida alcoólica. As festas não serão proibidas, mas sim a venda de bebida alcoólica. A universidade esta bancando todas as formaturas, mas se você quer fazer a formatura em um clube, você pode fazer. Aqui, é tudo gratuito, inclusive beca, colação e tudo mais. Esse processo está andando desde maio. Quanto tempo a gente precisa discutir? Um ano? Dois? Temos uma legislação superior que não recomenda e não permite (o consumo de bebida alcoólica dentro da instituição). Não é compatível com uma instituição de educação estimular ou proporcionar algo ilegal. Até porque temos programas de conscientização sobre o consumo de álcool e outras drogas. Então é uma contradição. Em uma ponta, você trabalha para conscientizar e na outra você libera. É uma contradição que precisa acabar - afirmou o reitor.

A próxima reunião do Consu ocorre em outubro, e o projeto pode entrar na pauta novamente.

A PROPOSTA DA REITORIA

  • Proibir a comercialização e/ou distribuição de bebida alcoólica, de qualquer natureza ou sob qualquer justificativa, dentro dos campi da UFSM, bem como em quaisquer dos imóveis sob sua administração 
  • A proibição se aplica inclusive à modalidade de venda de ingressos com direito ao consumo de bebida alcoólica
  • É igualmente proibida a distribuição de bebidas alcoólicas na UFSM na modalidade indireta ou gratuita
  • As normas e regulamentos acerca da utilização, cessão e permissão de uso de espaços físicos da UFSM deverão ser interpretados em consonância com a resolução
  • A proibição aplica-se a todos os membros da comunidade universitária e estende-se também aos indivíduos sem vínculo com a instituição

Para o diretor do Centro de Tecnologia (CT), Tiago Marchesan, que participou da discussão e elaboração da minuta em reuniões do Fórum dos Diretores de Centros, não faz parte das atribuições da universidade ter essa preocupação.

- Na cidade, há muitos locais e casas de festas preparadas para fazer a gestão desse tipo de evento. A UFSM não foi feita para cuidar de festas. O papel dela é com a pesquisa, ensino e extensão. É nossa responsabilidade social - declarou Marchesan.

Memorial da Kiss ainda não tem data para começar as obras

Marchesan ainda reafirma a palavra do reitor, alegando que a medida não inviabilizaria a realização de festas:

- Em hipótese alguma estamos evitando que se façam comemorações, congregações ou que se tenham momentos de lazer. A gente sabe que grande parte da arrecadação das formaturas, hoje, ainda vem dessas festas. Mas não podemos esquecer que, a partir de 2020, a UFSM passa a englobar os custos com a solenidade de formatura. Então, esses gastos passam a não existir.

CONSUMO DE BEBIDA
Conforme a resolução, a proibição estende-se também aos indivíduos sem vínculo com a instituição, inclusive para eventos organizados por terceiros. Outro ponto de destaque no documento é a proibição na "modalidade indireta ou gratuita", por meio da venda de ingressos com direito ao consumo de bebida (open bar ou pagamento antecipado de ingressos com bebida inclusa). 

- O consumo não está proibido. Nem temos instrumentos para proibir, pois isso exige uma estrutura de fiscalização que a universidade não tem. Mas a comercialização e distribuição temos como regular - destacou o reitor da UFSM. 

QUEM INTEGRA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

  • Reitor, vice-reitor e pró-reitores
  • Representantes dos docente, de diferentes níveis e classes
  • Representantes dos docentes de ensino básico, técnico e tecnológico
  • Diretores de unidades de Ensino Médio, técnico e tecnológico
  • Representantes dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE)
  • Representantes do Centro de Artes e Letras
  • Representantes do Centro de Educação
  • Representantes do Centro de Educação Física e Desportos
  • Representantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas
  • Representantes do Centro de Ciências Rurais
  • Representantes do Centro de Ciências da Saúde
  • Representantes do Centro de Ciências Sociais e Humanas
  • Representantes do Centro de Tecnologia
  • Representantes do Campus de Frederico Westphalen
  • Representantes do Campus de Palmeira das Missões
  • Representantes do Campus de Cachoeira do Sul
  • Representantes dos TAEs aposentados
  • Representantes dos docentes aposentados
  • Representantes da comunidade externa
  • Representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho de 4 quilômetros da duplicação das BRs deve ser liberado neste ano Anterior

Trecho de 4 quilômetros da duplicação das BRs deve ser liberado neste ano

70% dos leitores afirmaram que votaram em Léo Pain para ganhar o The Voice Próximo

70% dos leitores afirmaram que votaram em Léo Pain para ganhar o The Voice

Geral